O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira (27) o I STF Moot, no qual alunos de duas universidades participarão de julgamento simulado sobre um caso fictício que envolve um possível conflito entre a lei brasileira e o direito individual de um cidadão à autodeterminação de recorrer ao suicídio em um país onde a prática é permitida.
A etapa final será realizada entre as equipes do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e do Centro Universitário de Brasília (UniCeub). As instituições foram selecionadas por terem alcançado as melhores notas na fase escrita: o IDP ficou em primeiro lugar, com média de 90,8; o UniCeub, em segundo, com 86,4.
Já as equipes classificadas entre o 3º e o 10º lugares foram convidadas a participar de uma disputa paralela, com as mesmas regras aplicáveis à fase final. O objetivo é permitir maior integração e participação na competição, como parte da formação acadêmica das equipes.
As competições, principal e paralela, serão realizadas de forma presencial na sala de sessões da Segunda Turma do STF, a partir de 9h30. Foram reservadas 40 lugares para que público possa acompanhar o STF Moot.