STF sedia lançamento de livros sobre mulheres cientistas e novas técnicas de decisão da Corte

A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal (STF), sedia, na próxima terça-feira (30), às 18h, o lançamento de duas obras.

Mulheres cientistas

A primeira é a coleção “Meninas sonhadoras, mulheres cientistas”, da juíza auxiliar do Supremo Flávia Martins Carvalho, que narra trajetórias de sucesso e superação. No box, com dois livros, a juíza conta a história de 20 pesquisadoras que alcançaram posições antes estritamente masculinas, abordando a vida e a carreira de mulheres cientistas nas mais diversas áreas. “Queremos contribuir para o empoderamento feminino, para a educação antirracista e para a formação inclusiva, apresentando mulheres bastante diversificadas, que, através de seus saberes, trouxeram grandes contribuições para o Brasil e o mundo”, afirma a escritora.

Oriunda do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Flávia Martins Carvalho é mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutoranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também é diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), além de professora e pesquisadora nas áreas de Filosofia e Teoria do Direito, Direito e Literatura, gênero e questões raciais.

Novas técnicas de decisão do STF

Também será lançado o livro “Novas Técnicas de Decisão do STF – Entre inovações e democracia”, que identifica a atuação do Supremo como um verdadeiro controle de efetividade da Constituição Federal, propondo duas técnicas inovadoras: a inferência constitucional e a integração conforme a Constituição.

A obra é de autoria de Teresa Melo, procuradora federal que, atualmente, exerce o cargo de assessora de ministro no STF. A escritora é doutoranda e mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

EC//CF

]

Fonte STF

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.