O Supremo Tribunal Federal (STF) deu continuidade, na manhã desta terça-feira (15), aos depoimentos de testemunhas de defesa e acusação nas Ações Penais (APs) 2693 e 2694 (Núcleos 2 e 4, respectivamente) da suposta tentativa de golpe de Estado. As audiências vão até 23 de julho e são feitas por videoconferência.
Núcleo 2
No Núcleo 2, foram ouvidas testemunhas indicadas pelo réu Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal, integrante do Núcleo 2. A audiência foi conduzida pelo juiz auxiliar Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que atua no gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Também participaram representantes do Ministério Público e advogados de defesa dos réus.
Prestaram depoimentos Thiago Machado Delabary, Rafael Machado Caldeira, Marcos Paulo Cardoso Coelho da Silva, Júlio Danilo Souza Ferreira, Fabrício Martins Rocha, Bráulio de Carmo Vieira de Melo, Alexandre de Andrade Silva e Milton Rodrigues Neves, interrogados tanto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto pelas defesas. Os depoimentos seguem ao longo da tarde.
As audiências das testemunhas do Núcleo 2 estão previstas até o dia 21 de julho. Entre os dias 21 e 23, serão ouvidas as testemunhas arroladas pelas defesas dos réus do Núcleo 3. Já as oitivas do Núcleo 4 ocorrem nos dias 15 e 16 de julho.
São réus neste núcleo Fernando de Sousa Oliveira (delegado da Polícia Federal), Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor internacional da Presidência da República), Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência), Marília Ferreira de Alencar (delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal), Mário Fernandes (general da reserva do Exército) e Silvinei Vasques (ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal).
Núcleo 4
No Núcleo 4, formado por pessoas acusadas de espalhar notícias falsas e atacar instituições e autoridades, foram ouvidas as testemunhas indicadas pela defesa de Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL). A audiência foi conduzida pela juíza auxiliar Luciana Sorrentino, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que atua no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator das ações. Participaram da sessão representantes do Ministério Público Federal e advogados de defesa dos réus.
São réus neste núcleo Ailton Moraes Barros (ex-major do Exército); Ângelo Denicoli, (major da reserva do Exército); Giancarlo Rodrigues (subtenente do Exército); Guilherme Almeida (tenente-coronel do Exército); Reginaldo Abreu, (coronel do Exército); Marcelo Bormevet (agente da Polícia Federal); e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal).
(Cairo Tondato e Edilene Cordeiro//CF)