O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, inicia nesta segunda (1º), correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). Durante toda semana o ministro cumprirá extensa agenda de trabalho inspecionando o funcionamento do 1º e 2º graus.

Para o ministro, as correições são uma grande oportunidade para se verificar de perto o bom trabalho de prestação jurisdicional desenvolvido pelos regionais. “Em cada uma das 15 correições já realizadas verifiquei o esforço e a qualidade do trabalho de magistrados e de servidores comprovando a importância e a relevância da Justiça do Trabalho no dia a dia de trabalhadores e de empresas na busca pela paz social”.

Órgão fiscalizador

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT) é o órgão responsável pela fiscalização, disciplina e orientação da administração da Justiça do Trabalho nos TRTs, seus juízes e dos serviços judiciários.

Estão sujeitos à Correição, os Tribunais Regionais do Trabalho e todos os seus órgãos e membros. Nas correições, são examinados autos, registros e documentos das secretarias e seções judiciárias e, ainda, se os magistrados apresentam bom comportamento público e são assíduos e diligentes na administração da Justiça, se excedem os prazos legais e regimentais sem razoável justificativa ou cometem erros de ofício que denotem incapacidade ou desídia, dentre outros.

(com informações da Secom TRT8)



Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.