Terminou na quarta-feira (27), às 18h, o prazo para credenciamento de veículos de comunicação para a cobertura do julgamento dos oito réus do “Núcleo 1” da Ação Penal (AP) 2668, que apura tentativa de golpe de Estado.
Ao todo, foram cadastrados 501 profissionais de imprensa do Brasil e de outros países. Essas pessoas poderão acessar as dependências do Supremo Tribunal Federal (STF) nos cinco dias de julgamento, nas seguintes datas e horários:
2/9 – 9h-19h
3/9 – 9h-12h
9/9 – 9h-19h
10/9 – 9h-12h
12/9 – 9h-19h
O julgamento será na sala de sessões da Primeira Turma do STF e, por ser um espaço limitado, foram reservadas 80 cadeiras para os jornalistas a serem ocupadas por ordem de chegada.
Haverá, ainda, um espaço na área externa do prédio, com telão e cadeiras, para a imprensa acompanhar o julgamento. Somente jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos devidamente credenciados poderão permanecer nessa área, localizada no térreo do Anexo 2.
Não será permitido o acesso de cinegrafistas e fotógrafos à sala de sessões da Primeira Turma. A Secretaria de Comunicação disponibilizará as fotos no Flickr do STF. Cada sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça – com possibilidade de captação do sinal pelas emissoras – e nos canais da TV Justiça no YouTube e no app, além do canal do STF.
Público em geral
O STF também recebeu 3.357 inscrições do público em geral para acompanhar o julgamento nas dependências do tribunal. Foram disponibilizados 150 lugares na Segunda Turma e esses inscritos serão divididos por cada sessão marcada e previamente informados por e-mail a respeito da autorização.
Confira outras informações gerais:
– Cada veículo poderá manter dois profissionais para acompanhar o julgamento dentro da Primeira Turma;
– Na área externa, em frente ao prédio das Turmas, poderão ficar até cinco pessoas (incluindo fotógrafo, cinegrafista, auxiliar, jornalista);
– Os crachás deverão ser retirados no térreo do anexo II-B (“prédio da igrejinha”), com antecedência mínima de uma hora do início das sessões;
– Serão permitidas transmissões ao vivo no térreo do Anexo 2 e na marquise do edifício principal;
– É proibido fazer qualquer tipo de imagem e/ou transmissão ao vivo de dentro do Plenário, mesmo por meio de celular;
Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos junto à Secretaria de Comunicação pelos telefones (61) 3217-4480 e 3217-3829 ou pelo e-mail credenciamento.imprensa@stf.jus.br.
Sobre os réus da AP 2668
O Núcleo 1 é composto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência), Almir Garnier Santos (almirante e ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).
O grupo responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e privacidade de patrimônio tombado.