Cerimônia foi marcada por muita emoção, boas lembranças e saudades do magistrado, que atuou no Tribunal por 14 anos

Solenidade em homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa

Solenidade em homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa

25/03/22 – O Tribunal Superior do Trabalho homenageou, na quarta-feira, o ministro Walmir Oliveira da Costa, em cerimônia que deu o nome do magistrado ao auditório do 1º andar do Bloco B do edifício-sede do Tribunal. O ministro, que faleceu no ano passado em decorrência da covid-19, atuou durante 14 anos no TST.

Para o presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, renomear o auditório do Tribunal é uma forma de perpetuar o trabalho do ministro. “Walmir foi um exemplo de pessoa e de magistrado. Sua participação, nesta corte, sempre foi muito ativa. Ele enobreceu nossas vidas e de seus familiares”, destacou.

O ministro Vieira de Mello Filho emocionou a todos com seu discurso, ao lembrar a longa amizade com o paraense, que começou ainda na juventude. Eles moraram no mesmo local por muitos anos e vinham e voltavam para o TST sempre juntos, além de se encontrarem nas horas vagas para debater temas variados, como direito e literatura. “Era um homem extremamente íntegro, honesto e que fez valer a exceção à meritocracia hereditária. Construiu sua carreira com muita dignidade, talento, trabalho, inteligência e competência e atingiu a maior instância do judiciário trabalhista”, pontuou.

Família

Muito emocionado, o advogado Elthon José Gusmão da Costa, filho do ministro Walmir, agradeceu a homenagem. “Essa cerimônia coroou uma trajetória de muita luta pela justiça e pelo Direito do Trabalho. Fica a saudade por parte da nossa família. Meu pai amava o que fazia e amava estar aqui neste Tribunal”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia a viúva, Maria dos Reis Gusmão da Costa, o filho Fernando Cleber Gusmão da Costa e o primeiro neto, que o ministro não chegou a conhecer.

Carreira 

Walmir Oliveira da Costa graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará. Em 1989, foi aprovado no concurso público de juiz do trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). 

Em janeiro de 1993, foi promovido, por merecimento e por unanimidade, a titular da Vara do Trabalho de Almeirim. Já em 1997, foi promovido, por merecimento, a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. 

Atuou como desembargador convocado no TST em dez períodos entre 2000 e 2007. Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST em vaga destinada à magistratura. 

Ao longo de 14 anos, ele presidiu a Primeira Turma e compôs a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e o Órgão Especial do TST. Atuou, ainda, como membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) nos biênios 2011/2013 e 2018/2020 e foi seu vice-diretor entre 2020 e 2021.

Foi também conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no biênio 2016/2018, como suplente, e, em 2017/2019, como titular. Integrou a Comissão de Documentação e a Comissão de Jurisprudência e Precedentes Normativos do TST (que presidiu de novembro de 2017 a fevereiro de 2018).

Veja a biografia completa do ministro Walmir Oliveira da Costa:

(JS/TG)
 


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.