O grupo foi aprovado no 2º Concurso Público Unificado para ingresso na carreira da magistratura do trabalho
31/7/2024 – Os Tribunais Regionais do Trabalho deram posse, na última sexta-feira (26), a 228 pessoas aprovadas no 2º Concurso Público Unificado para ingresso na magistratura do trabalho. Elas irão atuar nos Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª Região (RJ), 2ª Região (SP), 3ª Região (MG), 8ª Região (PA/AP), 11ª Região (AM/RR), 12ª Região (SC), 14ª (RO/AC), 16ª Região (MA), 18ª Região (GO), 23ª Região (MT) e 24ª Região (MS).
TRT-1 (RJ)
Em sessão do Órgão Especial, foram empossadas 33 juízas, entre elas uma juíza PCD e duas juízas negras, e 23 juízes, entre eles um juiz PCD e um juiz negro.
TRT-2 (SP)
Em São Paulo, foram empossadas 39 juízas, dentre elas uma juíza PCD e quatro juízas negras, e 21 juízes, entre eles dois juízes PCD e um juiz negro. A sessão solene também marcou o ingresso de 10 juízes e juízas vindos do 2º Procedimento Unificado de Remoção entre TRTs.
TRT-3 (MG)
Em Minas Gerais, foram empossadas 25 juízas, entre elas duas juízas negras, e cinco juízes, um deles negro.
TRT-8 (PA)
O TRT do Pará e Amapá realizou uma cerimônia de posse administrativa de nove juízas e 14 juízes, entre eles um juiz negro.
TRT-11 (AM/RO)
No TRT do Amazonas e Roraima, foram empossadas sete juízas e cinco juízes.
TRT-14 (RO/AC)
O TRT de Rondônia e Acre realizou uma cerimônia de posse de 13 juízas e 11 juízes.
TRT-16 (MA)
O TRT do Maranhão recebeu três juízas e um juiz em sessão de posse.
TRT-18 (GO)
Três juízas, uma delas negra, e um juiz foram empossados.
TRT-23
Sete novas juízas (uma delas PCD e uma negra) e oito juízes (um deles PCD) foram empossados.
Formação Inicial
De 12 de agosto a 6 de setembro a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) realizará o 28º Curso de Formação Inicial (CFI), dirigida a juízas e juízes do trabalho substitutos no período de vitaliciamento. O objetivo é proporcionar uma formação específica para desenvolver as habilidades necessárias para o bom exercício da magistratura.
O curso é uma das etapas para aquisição da vitaliciedade no cargo e divide-se em dois momentos: Formação Inicial Nacional e Formação Inicial Regional. A primeira é feita em Brasília, na sede da Enamat, e é voltada para os recém-empossados. Após a posse, as novas juízas e os novos juízes são lotados inicialmente na própria Enamat.
(Nathália Valente/CF)