Coordenado pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, e pelo advogado Daniel Castro Gomes da Costa, o livro Direito Regulatório – Desafios e perspectivas para a administração pública será lançado na próxima quinta-feira (5), às 18h, no Espaço Cultural STJ.
A obra conta com a participação de ministros do STJ, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal de Contas da União (TCU), além de professores, advogados e outros especialistas na área.
O ministro do STF Luiz Fux assina o prefácio e também um capítulo sobre economia comportamental. Para ele, \”a densidade acadêmico-intelectual deste livro é uma marca que certamente impressionará o leitor, com especial menção à originalidade de seus artigos ao abordarem variados tópicos atinentes à atuação da administração pública e ao agir do Estado regulador\”.
O público-alvo são advogados e outros profissionais com atuação no direito administrativo (órgãos de controle e regulação), gestores públicos, membros da magistratura, do Ministério Público e estudantes de direito.
Autores e temas
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, autor do primeiro capítulo, trata do regime de contratações públicas e do estado de calamidade pública em âmbito financeiro. O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, escreve um capítulo específico sobre a regulação no setor de telecomunicações.
Os ministros do STJ Benedito Gonçalves, Mauro Campbell Marques e Moura Ribeiro abordam, respectivamente, a regulação jurídica de atividade público-administrativa, os desafios da implantação de métodos alternativos de solução de controvérsias em contratos administrativos e a regulação na Lei Geral de Proteção de Dados.
Os ministros do STF Edson Fachin, Rosa Weber e Marco Aurélio debatem o processo regulatório, a função normativa na regulação sanitária e os limites da função normativa das entidades de regulação.
O ministro do TST Ives Gandra fala sobre o perfil constitucional das agências reguladoras. Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, ministro do TSE, trata da despolitização das agências reguladoras, e o ministro do TCU Bruno Dantas, da governança nessas entidades.