Presidente do STJ é condecorado pela OAB Nacional com a Medalha Raymundo Faoro


Presidente do STJ é condecorado pela OAB Nacional com a Medalha Raymundo Faoro




 
 
04/04/2022 21:39


O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, recebeu nesta segunda-feira (4) a medalha, o troféu e a placa Raymundo Faoro, em cerimônia presencial na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília.​​​​​​​​​

​Homenagem aconteceu na  sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.| Foto: Lucas Pricken/STJ

A honraria – entregue a Humberto Martins pelas mãos do presidente da OAB, Beto Simonetti – é um reconhecimento da entidade à contribuição do ministro para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil. “Nossa contribuição sempre esteve voltada ao engrandecimento do Judiciário, da Advocacia, do Ministério Público e dos Poderes da República, sempre buscando o efetivo exercício da cidadania de forma participativa e agregadora”, declarou o presidente do STJ ao ser agraciado.

Em seu discurso, Martins destacou o papel fundamental da advocacia para a efetivação da democracia e da cidadania.

“Relembro que a Constituição brasileira, a nossa carta cidadã, reconhece ao advogado a função essencial da garantia dos nossos direitos individuais e coletivos. O cidadão em primeiro lugar. Sem o advogado, não há justiça, e sem justiça não há democracia. A nossa briosa OAB sempre esteve e estará na vigília permanente na defesa do Brasil, da democracia, da justiça, da igualdade e da dignidade da pessoa humana”, afirmou.

O ministro ressaltou, também, o legado do jurista Raymundo Faoro: “Foi um grande interlocutor da sociedade civil em prol da anistia, da restauração do habeas corpus, das garantias da magistratura e do respeito aos direitos humanos”. Durante o período do regime militar no país, Raymundo Faoro atuou na luta pela redemocratização, tendo exercido, à época, a presidência nacional da OAB, entre 1977 e 1979.

Longa trajetória na advocacia

O presidente da OAB, Beto Simonetti, enalteceu a carreira de Humberto Martins como advogado e a sua sensibilidade em relação aos anseios e aos desafios da advocacia brasileira.​​​​​​​​​

 Humberto Martins e o presidente da OAB, Beto Simonetti.| Foto: Lucas Pricken/STJ

“Gostamos de dizer que ele está emprestado pela advocacia para a magistratura. Oriundo de nossa profissão, o ministro Humberto Martins sabe o que é o dia a dia das petições nos fóruns. Ele conhece bem o cotidiano desafiador de nossa profissão”, elogiou Simonetti.

Antes de ingressar na magistratura, Humberto Martins exerceu a advocacia, tendo sido presidente da seccional da OAB em Alagoas entre 1998 e 2002. Na época, fez da experiência uma oportunidade para abrir as portas da entidade para a sociedade civil organizada e atender aos cidadãos com transparência, aproximando a advocacia da população. 

Leia a íntegra do discurso do presidente do STJ, ministro Humberto Martins.


Fonte: STJ

STJ - Superior Tribunal de Justiça

STJ - Superior Tribunal de Justiça

Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil, seguindo os princípios constitucionais e a garantia e defesa do Estado de Direito.

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela