Segurança e saúde no trabalho: veja as ações do TST para o bem-estar de seu quadro de pessoal

Programas envolvem exames médicos, ginástica laboral e treinamento para situações de emergência

28/04/22 – O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado em 28 de abril. A data serve como alerta para cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho, com o objetivo de evitar acidentes e resguardar a integridade física dos profissionais. Além das ações e dos programas voltados para a sociedade, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) desenvolve várias iniciativas para garantir a saúde e o bem-estar de todos os que trabalham no Tribunal – magistratura, quadro funcional, prestação de serviços, estágios e aprendizagem.

Prevenção

No âmbito da Secretaria de Saúde (Sesaud), é incentivada a realização de exames periódicos, de acordo com cada faixa etária, e promovida a campanha anual de vacinação contra a gripe comum. “Em razão dos riscos eventuais existentes no ambiente de trabalho, como fatores ergonômicos, físicos, químicos e biológicos, capazes de produzir doenças ocupacionais e/ou profissionais, é primordial a realização de exames periódicos”, destaca o médico do trabalho do TST Luís Fernando Dutra Diniz. 

Pausa no trabalho

De forma paralela, o programa “TST em Movimento”, também ligado à Sesaud, mantém aulas de ginástica laboral. As unidades interessadas recebem, duas vezes por semana, aulas de 15 minutos de exercícios físicos para alongar, trabalhar a força de braços e pernas e a resistência muscular.

Desde 2015, o tribunal implantou a chamada pausa ativa. A intenção é parar de trabalhar por alguns minutos e sair da frente do computador. Esse momento pode ser utilizado para ir ao banheiro, beber água ou café ou mesmo realizar alguns exercícios de alongamento. O ideal é trabalhar 90 minutos seguidos e pausar por 10 minutos.

Ergonomia

A ergonomia em cada estação de trabalho também é uma preocupação constante do TST em Movimento. É preciso fazer adaptações dependendo do perfil de cada usuário. Seguindo orientações de profissionais do programa, é possível adaptar a altura da tela do computador ao nível dos olhos, regular a altura da cadeira de acordo com a da pessoa e avaliar a necessidade de apoio para os pés. 

Estilo de vida

Segundo o coordenador do programa, João Luís Sadat, o “TST em Movimento” foi criado em 2004 com o objetivo de promover a saúde por meio da mudança do estilo de vida a partir da prática regular de atividades físicas. No entanto, acabou adquirindo um caráter preventivo. “Vários estudos mostram que pessoas mais ativas têm uma redução no aparecimento de doenças e, consequentemente,  na quantidade de atestados médicos”, conclui.

Acidentes

Para casos de acidentes e incêndios, existe uma equipe treinada de brigadistas para auxiliar a saída do prédio em segurança. Algumas pessoas fazem parte da chamada Brigada Voluntária e receberam treinamento específico para conduzir colegas pelas escadas de incêndio em caso de necessidade de esvaziar o edifício. A Coordenadoria de Segurança e Transporte também realiza, regularmente, simulações de incêndio para colocar em prática os procedimentos de emergências. 

(JS/GS)


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.