Nesta quinta-feira (21/9) é comemorado nacionalmente o Dia da Árvore. A data, criada em 1872, foi escolhida para anteceder a primavera no hemisfério sul. A celebração visa incentivar a conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente, visto que o desmatamento e as queimadas são crescentes, gerando impactos negativos, sobretudo à espécie humana.

Um exemplo disso são os dados fornecidos pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização brasileira sem fins lucrativos. De acordo com o Imazon, o desmatamento na Amazônia neste ano pode passar dos 11 mil km², sendo que quase 40% da extração da madeira não é autorizada pelos órgãos ambientais. Em 2022, ela perdeu 10.573 km², o equivalente a quase 3 mil campos de futebol por dia, número considerado recorde nos últimos 15 anos.

Ação de sustentabilidade 

Foi pensando em disseminar a importância da árvore para o ecossistema que o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) realizou a distribuição gratuita de mais de mil mudas, durante o Feirão de Aprendizagem. O evento aconteceu dia 1º de setembro, em São José (SC), reunindo 847 jovens, 11 empresas e 16 entidades qualificadoras.

A ação foi uma iniciativa da equipe da Secretaria de Gestão Estratégica, do Setor de Sustentabilidade e da Secretaria de Apoio Institucional, como também de magistrados e magistradas que abraçaram a causa.

A doação foi feita pela empresa Diamante Geração de Energia, sediada em Capivari de Baixo (SC), que disponibilizou mudas de árvores de espécies nativas para plantio em ambiente externo, entre elas: Amora, Ameixa, Aroeira, Café, Café de Jardim, Goiaba Vermelha, Graviola, Hibisco, Jabuticaba, Jambolão, Manacá, Maracujá, Mulungu da Serra, Nêspera, Palmeira Juçara, Pata de Vaca e Pitangueira.

Fonte: TRT da 12ª Região (SC)

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.