A professora Fábia Lima, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) defendeu a reconstrução do pacto das universidades com a defesa da democracia, sempre tendo em mente que a democracia é uma construção cotidiana. Ela salientou que, para dialogar com a sociedade, é preciso uma estrutura de informação fortalecida, com estratégia de atendimento aos diversos públicos, para possibilitar a divulgação científica e o combate à desinformação. A professora coordenou o painel “Pacto da educação pela democracia”, do Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Gerações

O professor Daniel Pinheiro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), destacou o desafio de produzir conhecimento científico e traduzir a mensagem, com informação de qualidade, para que diferentes gerações e segmentos da população acessem esses saberes. Pinheiro afirmou que cada geração entende os problemas atuais de forma diferente e que a velocidade de circulação das informações dificulta até mesmo o entendimento de todos os desafios da democracia.

Interiorização

Odilon Máximo de Morais, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), considera que as universidades estaduais, em razão de sua interiorização e da produção de conhecimento científico, são espaços essenciais para o combate à desinformação. Segundo ele, a divulgação científica, de forma gratuita, é fundamental não só para ampliar o acesso ao conhecimento, mas também para evitar retrocessos, como a queda nos índices de cobertura vacinal, decorrente da disseminação de informações falsas.

Senso crítico

Para Luiz Miguel Garcia, secretário de Educação do Município de Sud Mennucci (SP) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o ambiente agressivo dos últimos tempos torna a formação de cidadania um grande desafio para os municípios. Ele ressaltou a necessidade de possibilitar às crianças o desenvolvimento de senso crítico para que possam lidar com informações complexas. Segundo o secretário, a formação de cidadania passa pelo desenvolvimento de um processo de gestão democrática nas escolas.

Espaços de cultura

Segundo a reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lúcia Campos Pellanda, há alguns anos se observa um movimento anti-intelectual e anticiência que tem como alvo as universidades. Para ela, esses ataques, que vão desde a divulgação de mensagens fraudulentas até o corte de verbas, são motivados pelo fato de que as universidades são espaços de construção de cultura democrática e são fundamentais para um projeto de país soberano.

PR//CF

Com informações do STF

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