As juízas federais substitutas da Justiça Militar da União, Denise de Melo Moreira e Patrícia Silva Gadelha, que tomaram posse no último dia 16, estão participando do Curso de Formação Inicial de Magistrados da JMU 2019 (CFIMA), com duração prevista para seis semanas. 

Coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), o curso de formação tem o objetivo de desenvolver as competências profissionais gerais e específicas, integrando os conhecimentos jurídicos adquiridos na formação acadêmica, com as competências profissionais necessárias para o início do exercício da magistratura federal da JMU.

As atividades programadas buscam instruir as juízas federais em relação ao ofício dos magistrados e do papel no Poder Judiciário, principalmente da Justiça Militar, junto à sociedade.

A capacitação inicial abrange temáticas para facilitar a inserção das novas magistradas no contexto da atividade judicial. Para que isso seja possível, estão sendo ministradas palestras sobre os diversos setores da Justiça.

As magistradas também participarão de simulações de audiências de custódia, admonitórias e oitivas de testemunhas por videoconferência, media training, aulas de defesa pessoal e direção defensiva, entre outras atividades.

Entre os componentes curriculares desta jornada de conhecimento estão temas como “Ética e Humanismo”; “O Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos”; “Impacto Econômico e Social das Decisões Judiciais”; “Políticas Raciais”; “O Juiz e as Relações Interpessoais Interinstitucionais”; “O Juiz e o Mundo Virtual” e “Prática de Atividade Judiciante”.

O curso de Formação Inicial segue até o dia 25 de outubro. Após esse período, as juízas assumirão as vagas abertas nas Auditorias – primeira instância da Justiça Militar – com sede em Manaus (AM) e Bagé (RS).

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.