O Supremo Tribunal Federal (STF) aderiu ao evento “Palácios de portas abertas: conhecer para proteger”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), e receberá visitação do grande público neste sábado (19).

A iniciativa complementa evento promovido pelo MRE nesta quinta (17), Dia do Patrimônio Cultural, dedicado à educação patrimonial, em contraponto aos ataques antidemocráticos às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Representantes do STF participaram dos debates sobre a importância da preservação do patrimônio público e cultural.

Em ofício, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira destacou que o Supremo, como o MRE, tem um acervo de relevância histórica e cultural e que as imagens de destruição e violência do 8 de janeiro deixaram consternados os brasileiros que valorizam democracia, história e cultura. “O episódio evidencia a importância de ampliar a visibilidade e o conhecimento da população brasileira sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural sob guarda do poder público”, afirmou.

Para o ministro, maior familiaridade com o papel das instituições na preservação do sentimento nacional e da democracia permitirá que cidadãs e cidadãos se apropriem afetivamente de locais, objetos e funções públicas, ampliando o sentimento de pertencimento e de vontade de preservação.

“O STF não poderia deixar de se associar a tão importante iniciativa e oferecer sua contribuição para o pleno êxito da mesma”, declarou a ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal, ao se juntar à iniciativa.

Roteiro ampliado

A visita especial terá roteiro ampliado para permitir o acesso a alguns espaços de trabalho do Palácio, normalmente excluídos do percurso regular de visitação pública .

Os demais órgãos que contam com programa de visitas institucionais, incluindo a Presidência da República, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, também foram convidados.

Com informações do STF

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.