O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou, nesta segunda-feira (23), no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da homenagem da Advocacia aos 35 anos da Constituição Federal. Foram homenageados representantes dos Três Poderes e integrantes da Assembleia Nacional Constituinte.

Estabilidade, avanços e desafios

Barroso afirmou que esse período é marcado pela estabilidade institucional e ressaltou que a Carta de 1988 é responsável por grandes avanços, como a estabilidade monetária, o aumento da inclusão social e os avanços nos direitos de mulheres, de pessoas negras, indígenas e com deficiência e da população LGBTQIA+. Mas salientou que, apesar das conquistas, ainda há desafios a serem superados, como a pobreza extrema, a desigualdade e os altos índices de violência. “Temos andado na direção certa, ainda que não na velocidade desejada”, avaliou.

Refundação do Brasil

O presidente da OAB, Beto Simonetti, destacou que a homenagem abrange pessoas e instituições representantes dos Três Poderes e da sociedade civil que contribuíram para a construção e a proteção da Constituição brasileira que, segundo ele, refundou o Brasil e encerrou uma era autoritária.

Também participaram do evento o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que foi parlamentar constituinte, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, os parlamentares constituintes Lídice da Mata, Sérgio Brito, Hugo Napoleão e Aldo Arantes, entre outras pessoas e instituições.

PR//CF

 

Com informações do STF

O post Presidente do STF participa de homenagem da Advocacia aos 35 anos da Constituição Federal apareceu primeiro em Jusdecisum Informativo Jurídico.

Com Informações da Agência Nacional de Notícias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.