Representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) e das entidades sindicais dos aeronautas e dos aeroviários se reunirão no Tribunal Superior do Trabalho no dia 17/2, às 10h, para discutir questões econômicas e condições de trabalho. A reunião foi sugerida pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, que vem conduzindo rodadas de negociação desde o segundo semestre do ano passado.

Com data-base em 1º de dezembro, os trabalhadores pretendem a reposição integral da inflação do período 2014-2015, mas ainda não se chegou a um consenso. Com o anúncio de que os trabalhadores fariam paralisações a partir de quarta-feira (3) entre as 6h e as 8h nos principais aeroportos do país, o SNEA ajuizou ação cautelar no TST.

Na terça-feira (2), o ministro Mauricio Godinho Delgado deferiu liminar determinando a manutenção de 80% dos trabalhadores em atividades, levando em conta a essencialidade dos serviços e a proximidade do Carnaval. A liminar permanece válida, e prevê multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Caso a reunião do dia 17 resulte em acordo, ela deverá perder o objeto.

Desde que assumiu a Vice-Presidência – a quem compete a condução das audiências de conciliação nos processos de dissídio coletivo ajuizados no Tribunal -, o ministro Ives Gandra Filho tem se colocado à disposição de empregados e empregadores para buscar soluções consensuais para os conflitos decorrentes das relações de trabalho também por meio de mediações, reuniões de caráter informal que, muitas vezes, evitam a instauração do processo judicial.

(Carmem Feijó)

Leia mais:

02/02/2016 – TST determina que trabalhadores do setor aéreo mantenham 80% de funcionamento durante greve

Processo: CauInom-1302-83.2016.5.00.0000

Matéria republicada às 19h44 do dia 3/2 com correção da data da reunião.
Nova atualização às 16h42 do dia 4/2, com alteração do horário da reunião.

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Secretaria de Comunicação Social
Tribunal Superior do Trabalho
Tel. (61) 3043-4907
[email protected]



Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.