A mostra “Brasília, Trabalho e Cidadania” é uma homenagem à capital e às pessoas que fizeram parte da sua história

20/04/22 – O Tribunal Superior do Trabalho apresenta, a partir desta quarta-feira (20), a exposição virtual “Brasília, Trabalho e Cidadania”. A mostra, organizada pela Comissão de Documentação e Memória, é uma homenagem aos 62 anos de Brasília, celebrados nesta quinta-feira (21), e às pessoas que fizeram parte desse momento histórico: homens e mulheres, famílias, migrantes, que, com esperança, trabalho e desafios, erigiram a nova capital brasileira no meio do Planalto Central.

As principais obras da construção de Brasília ocorreram entre 1956 e 1960 e foram viabilizadas pela atuação dos candangos – que serão celebrados na exposição por meio da narrativa acerca das condições de vida e de trabalho vivenciadas na época e dos debates no campo social e trabalhista que resultaram em melhores condições laborais nas décadas subsequentes. Não por coincidência, a legislação trabalhista brasileira, criada desde os anos 1930 até aquela época, foi estendida aos trabalhadores rurais exatamente em 1963, dois anos após a inauguração da capital.

A mostra conta com documentos do acervo do TST e do Arquivo Público do Distrito Federal, além de fotografias e jornais da época. O objetivo é destacar a vida e o cotidiano das pessoas que trabalharam nas obras, a história dos monumentos e algumas curiosidades sobre a construção de Brasília. A mostra virtual ficará disponível na página do TST. 

(Secom/TST)


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.