O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, participou, nesta sexta-feira (31), do Simpósio de Segurança Cibernética dos Tribunais Superiores.

O evento foi realizado na Sala de Sessões da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e contou com a presença das ministras presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza.

O evento teve por objetivo promover o intercâmbio de ações, boas práticas e recomendações seguidas por órgãos da cúpula do judiciário brasileiro, para o aprimoramento da maturidade em segurança cibernética em todo Poder Judiciário.

Em sua fala, o ministro Joseli  Camelo frisou a relevância do evento para o Poder Judiciário e apresentou alguns avanços do STM na área da segurança da informação, como a implantação de processos de solução de segurança da informação para defesa da rede corporativa e solução de Gestão de Vulnerabilidades. Fez menção, ainda, ao fato de que o STM centraliza todas as ações de Tecnologia e Segurança da Informação da Justiça Militar da União (JMU).

O magistrado destacou, também, os projetos em andamento na Justiça Militar, como a contratação de soluções de segurança que serão integradas às soluções existentes; a capacitação da equipe técnica; e a realização de estudos e ações para o atendimento e adequação dos processos de segurança da informação em consonância com a Resolução do CNJ nº 396/2021, a qual institui a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário.

O ministro-presidente finalizou sua palestra levando ao conhecimento da audiência os ataques externos ao portal do STM no ano de 2022, em um total de 167.500 tentativas, e a busca para indisponibilizar o portal, no dia da solenidade de sua posse, no último dia 16 de março, com mais de 1.800.000 requisições.

2



Com Informações so Superior Tribunal Militar

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.