O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e ouvidor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho, assinou nesta quinta-feira (18) o Termo de Adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle que visa fortalecer e promover a integração das ouvidorias num sistema único de informatização. O documento foi assinado durante a 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV), em Brasília.
Para o presidente do COLEOUV, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, o ato foi importante para a consolidação e progresso das ouvidorias da Justiça do Trabalho. “Esse programa vai nos permitir a convivência em rede como um todo” afirmou.
Ouvidores e seu papel
O presidente do TST firmou que as pessoas que o trabalho das ouvidorias é multidisciplinar, e que, como ouvidor-geral, tem se deparado com diversas indagações. “A mais recente foi o problema de como vamos receber e que tratamento dar às denúncias anônimas”, observou.
O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, presente no encontro, afirmou que o melhor serviço público do mundo é aquele que presta conta do que faz. “Tem que trabalhar com eficiência, com economicidade e com transparência e responsabilidade, não apenas do ponto de vista legal e formal mas também em relação à qualidade do produto final”.
(Viviane Gomes/TG Foto: Aldo Dias)