O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, e o vice-presidente, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho,  foram agraciados na manhã desta sexta (23) na Base Aérea de Brasília (BABR) com a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), em solenidade que marcou as comemorações alusivas ao dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB).

A comenda é a mais alta concedida pela Força Aérea Brasileira a militares e civis, em reconhecimento a serviços prestados à Aeronáutica e ao país. O evento foi presidido pelo ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e homenageou 160 agraciados.

A solenidade contou com a guarda de honra, composta pela tropa formada por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e com a Banda de Música da Base Aérea de Brasília. Além do ministro da Defesa, o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, outras autoridades dos três poderes compareceram ao evento.

Aldo Rebelo, que participou pela primeira vez da cerimônia, ressaltou a importância de comemorar uma data tão importante como o 23 de outubro. “Esse dia deriva de um grande brasileiro, Alberto Santos Dumont, que cobriu nosso país de glórias ao ser responsável pelo voo que, em poucos segundos, consagrou os céus de Paris. Participo como ministro da Defesa dessa cerimônia e esse é o momento de reconhecer e homenagear essa história e essa trajetória”, afirmou.

O comandante da Aeronáutica, Nivaldo Rossato, destacou na Ordem do Dia o exemplo e a persistência de Santos Dumont.  “Neste dia tão especial, sinto-me honrado por ter a oportunidade de homenagear o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont. Hoje, comemoramos 109 anos do voo mais pesado que o ar. Santos Dumont concedeu-nos, com pura generosidade, a conquista da terceira dimensão”, afirmou.

Data comemorativa

O 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o avião mais pesado que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros de solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

(Com informações da Agência Força Aérea) 

Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.