O uso da tecnologia e da educação a distância tem permitido que, mesmo com a adoção do trabalho remoto nos últimos meses, cursos constantes no Plano de Capacitação da Justiça Militar da União (JMU) sejam oferecidos aos servidores.

Somente em agosto, servidores lotados em Brasília e nas Auditorias de todo o Brasil participaram de três cursos organizados pela Diretoria de Pessoal (Dipes). Todos foram realizados ao vivo, por meio da plataforma de videoconferências Zoom, mantendo o distanciamento social.

Atualização do Pregão

“Atualização do Pregão Eletrônico” teve como objetivo apresentar os principais aspectos normativos do Decreto nº 10.024/2019 e o novo sistema de pregão eletrônico.

No curso, os servidores do STM e das Auditorias aprenderam a conduzir um pregão eletrônico no sistema Comprasnet, adotando todos os procedimentos necessários à divulgação do certame e à realização da sessão pública. Também aprenderam a analisar as regras presentes no edital de licitação.

Foram oito encontros totalizando 16 horas de duração. Participaram os servidores com responsabilidade sobre licitações e contratos administrativos, membros de comissões de licitação e de áreas correlatas, pregoeiros e membros da equipe de apoio. Ao todo, 33 servidores da JMU e nove do Conselho da Justiça Federal receberam a capacitação.

Rogério Fachetti, servidor da 1ª Auditoria de São Paulo, atua como pregoeiro desde 2012. Ele ressalta que a função é de grande responsabilidade e necessita de atualização constante. O analista judiciário avalia a experiência do curso a distância como proveitosa:

“Achei excelente o curso ministrado pela plataforma Zoom. Nós, das Auditorias, muitas vezes não participamos de cursos realizados presencialmente no STM. Por meio da ferramenta, pudemos encaminhar as perguntas aos palestrantes em tempo real, respondidas imediatamente. Também gostei muito de as aulas estarem disponibilizadas na plataforma EaD e no youtube, além de ter material escrito em PDF”, afirmou.

Ele também ressaltou o fato de esse modelo de capacitação gerar grande economia para os cofres públicos, já que são disponibilizados para todos os servidores da JMU sem gastos com deslocamentos e com diárias.

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Metodologia colaborativa

As Coordenadorias de Gestão de Pessoas e de Segurança Institucional promoveram junto aos agentes de segurança judiciária das auditorias o mapeamento de conteúdos para montagem da grade do Programa de Reciclagem Anual deste ano, entre os dias 3 e 18 de agosto.

O objetivo das oficinas foi colher informações de cada localidade, valorizando a experiência dos Agentes, mediante a utilização de metodologia participativa. Os servidores foram ouvidos e puderam contribuir para as ações de desenvolvimento profissional, que serão focadas nas necessidades do aluno, em busca do propósito de tornar a JMU cada vez mais segura.

As oficinas com os servidores do STM já começaram.

Para Heber da Costa, da 7ª CJM, a oficina foi inovadora e inédita na JMU: “De forma colaborativa, dentro de uma perspectiva de construção coletiva, os agentes propuseram a seleção de conteúdo, buscando uma maior otimização dos resultados, baseados nas necessidades e realidades vivenciadas no dia a dia das atividades de cada Auditoria”.

A utilização dessa nova metodologia vai produzir bons frutos, de acordo com o servidor: “Temos expectativas positivas pelos temas escolhidos, devido à aplicabilidade no exercício da função e refinamento das práticas diárias. Carregamos a certeza de que estaremos mais seguros e assertivos nos procedimentos e práticas na atividade, no desenvolvimento e na promoção da segurança Institucional”.

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Capacitação para instrutores internos

Também em agosto aconteceu o curso \”Facilitação de Aprendizagem em Treinamentos Online\”, com aulas ao vivo ministradas a distância. O público-alvo foram os servidores que já atuam como instrutores internos, bem como novos instrutores.

O objetivo do curso, com carga horária de 24 horas, foi instrumentalizar os instrutores internos em metodologias ativas e interativas para a  facilitação de cursos online. Ao todo, 22 servidores participaram da capacitação.

“O curso abordou diversas ferramentas e dinâmicas que podem ser utilizadas no ambiente de ensino e aprendizagem virtual para compartilhamento de conteúdo, interações em grupo por salas simultâneas e técnicas a serem utilizadas pelo instrutor para manter a conexão com o participante”, contou Suzane Pessoa, servidora lotada na Escola de Formação de Magistrados da JMU (Enajum).

A analista considera que as técnicas aprendidas durante o curso “serão amplamente utilizadas nas capacitações e reuniões promovidas pela Enajum por estimular o intercâmbio de conhecimento e construção do saber de forma dinâmica e colaborativa”.

Inclusive, já na primeira oficina de educação financeira, encerrada na semana passada (dia 17), o instrutor interno Jônatas Bueno aplicou ferramentas que aprendeu durante o curso. Outros cursos de instrutoria interna estão sendo preparados com base nos recursos e técnicas aprendidas durante essa formação.

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