Foi inaugurada nesta segunda-feira (8), no Superior Tribunal Militar (STM), a exposição “A Justiça Militar no Teatro de Operações da Itália”. Estiveram presentes ministros e servidores do STM, além de representantes do Ministério Público Militar, da magistratura e das Forças Armadas.

A exposição, que está aberta ao público, reconstitui, por meio de documentos históricos, fatos marcantes da campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Itália, entre 1940 e 1945.

Durante a abertura do evento, o presidente do STM, ministro Joseli Parente Camelo, lembrou que as tropas da FEB tiveram uma participação de destaque, pois os combatentes foram reconhecidos pelo seu heroísmo.

“O exemplo da participação dos nossos militares teve uma importância vital no campo militar, mas também político. Em função da nossa vitória, a ditadura do nosso país [de Getúlio Vargas] foi realmente extinta. Tivemos uma nova Constituição, a de 1946, e depois de tantos anos voltamos a viver numa democracia.”

Ao final de sua fala, o presidente agradeceu à Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento (DIDOC) pela iniciativa da exposição, que estará acessível à visitação de escolas, faculdades e dos cidadãos em geral.  

Documentos ao alcance do cidadão

O servidor Airton Guimarães Xavier, coordenador da Coordenadoria de Preservação e Difusão da Memória Institucional (CODIM), explicou que a iniciativa é decorrência de outros dois projetos em curso no STM: a digitalização e a descrição dos processos históricos sob a guarda do STM.

Airton lembrou que a exposição nasceu da intenção de apresentar à “sociedade a complexidade dos documentos que compõem os processos históricos, mas de uma maneira atraente, lúdica e informativa, inclusive com o objetivo de operacionalizar, a partir do próximo semestre, um programa de visitação paras as escolas públicas do GDF, escolas particulares e faculdades”.

“Esperamos que este evento seja o primeiro passo para um projeto maior de divulgação do acervo do Tribunal, a partir de um ciclo de exposições temáticas, focadas em grandes momentos históricos do Brasil, tão importantes para a construção de uma sociedade consciente de seu passado e que pretende ser relevante em seu futuro”, afirmou.

Além de processos judiciais, também fazem parte da Coleção Força Expedicionária Brasileira, pertencente ao Arquivo do Superior Tribunal Militar, diversos documentos administrativos produzidos durante a Segunda Guerra Mundial, entre eles ofícios, cartas, telegramas, portarias, relatórios de atividades, mapa e relatório de movimento judiciário, além de boletins internos e reservados da FEB.

 

D81 8044

D81 8053



Com Informações so Superior Tribunal Militar

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.