Tema foi escolhido em celebração à marca de 200 mil inscritos no canal oficial do TST, no YouTube. Ministro Agra Belmonte respondeu a perguntas de internautas.

Ministro Alexandre Agra Belmonte durante a transmissão da live, nesta quarta-feira (22)

Ministro Alexandre Agra Belmonte durante a transmissão da live, nesta quarta-feira (22)

23/06/22 – Nesta quarta-feira (22), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) comemorou a marca de 200 mil inscritos no TST Tube, canal oficial do órgão no YouTube, com uma live que abordou teletrabalho e trabalho híbrido para empregados celetistas. O tema foi escolhido pelo público, em uma enquete promovida no Instagram oficial do órgão. 

A transmissão contou com a presença do ministro Alexandre Agra Belmonte. Ele destacou que o regime de trabalho remoto ganhou relevância e transformou-se a partir da pandemia da covid-19. “Ele pode ser prestado em homeoffice (na casa do empregado), em coworking (espaços compartilhados de trabalho) ou de forma móvel”, salientou, destacando que a CLT passou a contemplar a possibilidade de trabalho híbrido. Essa foi uma das mudanças trazidas pela Medida Provisória (MP) 1.108/2022. O texto passou a considerar que o comparecimento do empregado às dependências do empregador, para realizar atividades específicas, ainda que de modo habitual, não descaracteriza o regime de teletrabalho. 

Durante a transmissão, o ministro esclareceu dúvidas de internautas e também comentou tendências de transformação nas relações de trabalho decorrentes do advento de novas tecnologias, o que exigirá a atualização das normas trabalhistas. “Vamos precisar adequar a legislação à medida que as questões relacionadas ao teletrabalho forem surgindo. Ele vai alcançar um ponto em que teremos o chamado metaverso, no qual as pessoas irão se relacionar em um mundo virtual. Talvez esse seja o futuro”, disse. 

Agra Belmonte abordou, também, dificuldades trazidas por essa forma de trabalho, como a sensação de solidão e os desafios que existem para a inserção de empregados nesse regime, como qualificação e inclusão digital.   

A gravação da live está disponível no TST Tube:

Canal oficial do TST no YouTube

O canal do TST no YouTube disponibiliza diversos conteúdos produzidos pela TV TST, como matérias jornalísticas, séries exclusivas, vídeos de campanhas institucionais, além de transmitir sessões de julgamento, eventos e conteúdos relacionados ao Direito Trabalhista.  

(NP/RT)

Leia também:

Conteúdos especializados em áudio e vídeo ampliam acesso à informação sobre a Justiça do Trabalho 


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.