TST lança Memorial Virtual em comemoração à Semana Nacional dos Museus

Também será possível realizar visitas virtuais ao Memorial Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes.

Detalhe da fachada do edifício-sede do TST

Detalhe da fachada do edifício-sede do TST

21/05/21 – O Tribunal Superior do Trabalho lançou, como parte Semana Nacional dos Museus e da comemoração do Dia Internacional dos Museus, em 18/5, o Memorial Virtual da Justiça do Trabalho e a Visita Virtual ao Memorial Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes.

Tecnologia

A página web com o Memorial Virtual é capaz de agregar documentos, vídeos e fotografias que façam referências aos acervos históricos e gerar acesso remoto a informações históricas. Já a Visita Virtual objetiva integrar passado, presente e futuro por meio da visitação à icônica arquitetura de Oscar Niemeyer. Foi o arquiteto que projetou a sede do TST, suas salas de julgamento e o Memorial Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, espaço dedicado à memória da instituição.

Ambos os projetos atendem ao Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho. Eles fornecem as ferramentas necessárias para o enriquecimento de trabalhos e pesquisas acadêmicas, além de sanar a curiosidade de todos os que possuem interesse pela história da Justiça do Trabalho.

Exposições virtuais

Além do Memorial Virtual da Justiça do Trabalho e da Visita Virtual ao Memorial Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, a Comissão de Documentação e Memória e a Coordenadoria de Gestão Documental e Memória disponibilizaram ao público exposições virtuais interativas, cujos temas dialogam com a história da Justiça do Trabalho.

Entre elas estão: “8 de março: a força e a relevância do trabalho da mulher”, “1º de Maio: diálogo entre lutas, conquistas e resistências”, “Pandemias e relações de trabalho” e a mais recente “Justiça do Trabalho: 80 anos de justiça social”. 

As exposições, disponíveis no sítio Memória Viva do TST, são um importante canal de atendimento a pesquisadores e de apoio à continuidade das atividades das unidades de memória institucional.

Futuro dos Museus

As ações integram o calendário desenvolvido pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TST para o mês de maio. Em 2021, o tema da Semana Nacional de Museus é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. O objetivo é convidar todos à reflexão sobre o futuro da comunicação museológica com a sociedade, dentro de um contexto de acelerada transformação digital e científica, desencadeada pela pandemia da covid-19.

(Secom – Com informações da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória/RT)
 


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com sede em Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional, é órgão de cúpula da Justiça do Trabalho, nos termos do artigo 111, inciso I, da Constituição da República, cuja função precípua consiste em uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira. O TST é composto de vinte e sete Ministros.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela
Logo