A audiência pública, a partir das 8h30, será transmitida ao vivo pelo canal do TST no YouTube

Fachada do edifício-sede do TST

Fachada do edifício-sede do TST

13/06/2022 – O Tribunal Superior do Trabalho realiza, nesta terça-feira (14), audiência pública que discutirá o cumprimento das cotas para pessoas com deficiência no setor aeroportuário. 

Esta será a primeira audiência pública em formato híbrido (presencial e telepresencial) promovida pelo TST. Nesta segunda-feira (13), equipes do Tribunal realizaram uma simulação, a fim de preparar as operações necessárias para o evento.

A audiência ocorrerá na sala de sessão da 1ª Turma e pela plataforma Zoom. Também terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TST no YouTube.

Vinte expositores, entre empresas, entidades e órgãos públicos, estão inscritos e terão até 20 minutos para suas explanações. A abertura será conduzida pelo presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira.

A audiência pública foi convocada pelo ministro Cláudio Brandão, relator de dois processos que tratam do tema. O objetivo é reunir informações úteis à instrução da tentativa de conciliação que está em andamento.

Cotas

Os processos envolvem a Swissport Brasil Ltda. e a Orbital Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo Ltda. As duas alegam que a maioria de suas atividades é desempenhada no pátio de manobra das aeronaves, local de acesso restrito, e que a cota para a contratação de pessoas com deficiência deve ter como base de cálculo apenas as vagas dedicadas aos serviços administrativos, excluindo as funções operacionais, que, a seu ver, demandam habilitação.

A chamada Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213/1991) dispõe que empresas com 100 ou mais empregados devem destinar uma parcela mínima dos postos de trabalho a pessoas com deficiência. Os percentuais variam de 2% a 5%, conforme o número geral de empregados no quadro.   

Em busca de uma solução consensual, o ministro Cláudio Brandão vem conduzindo audiências de conciliação, nas quais têm sido discutidos temas como sensibilização de gestores, acessibilidade nos locais de trabalho e profissionalização.

Protocolos de segurança

Quem participar presencialmente da audiência pública deverá apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19 e utilizar máscaras para ingresso e permanência nas dependências do Tribunal Superior do Trabalho. Outros protocolos de segurança sanitária serão adotados, como distanciamento e disponibilização de álcool gel para higienização das mãos.   

Confira a programação atualizada da audiência pública.

Confira a lista atualizada de expositores.

Processos: AIRR-1002127-37.2014.5.02.0319 e  RR-1564-80.2011.5.02.0023

(NP/CF)

Leia mais: 

1º/6/2022 – Cotas no setor aeroportuário: ministro divulga cronograma da audiência pública


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Posts Similares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.