A Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho lançou nesta segunda-feira (29) a campanha “Servir para Servir”, com os objetivos de melhorar a qualidade do atendimento aos servidores do Tribunal e ao público externo. A campanha busca mostrar, por meio de vídeos e peças publicitárias, que a Ouvidoria é uma ferramenta de proximidade entre o cidadão e o Tribunal. “O foco é fazer pontes para ter uma proximidade entre o cidadão e a instituição”, explica Placimário Ferreira, ouvidor auxiliar.

Somente no começo deste ano, a Ouvidoria recebeu quase 8.400 manifestações. Mais de 90% desse número foram do tipo solicitação.

São diversos os canais de comunicação oferecidos pela Ouvidoria para manifestações: o disque-ouvidoria (0800-644-3444, ligação gratuita das 9h às 18h), o formulário eletrônico, a carta e o atendimento pessoal. No último trimestre, o disque-ouvidoria foi responsável por 74% dos atendimentos, enquanto o formulário eletrônico ficou com 26% das demandas recebidas.

Mas os outros canais são ainda importantes para quem não possui acesso às tecnologias eletrônicas. Em abril, por exemplo, a Ouvidoria recebeu uma carta de um presidiário de Bangu, no Rio de Janeiro. “A carta pedia informações a respeito de uma questão trabalhista”, diz Placimário. “Nós a respondemos encaminhando a pessoa a um advogado ou a um serviço de defensoria pública”.

(Loester/CF)



Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

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